+55 (11) 3170-3073 [email protected]

Discos Virtuais e Servidores de Backup em Nuvem: Diferenças Que Você Precisa Saber

O armazenamento de segurança de arquivos hoje em dia é essencial para grandes empresas e também para pessoas que têm muitos arquivos importantes, porém não possuem espaço físico para guardar tanta informação.

Naturalmente, para se ter mais segurança, é necessário ter um serviço especializado de backup. E com todos os planos disponíveis hoje em dia, o backup em nuvem ainda é o mais seguro e acessível.

Entenda o porquê e todas as diferenças entre discos virtuais e servidores de backup em nuvem.

O que é Cloud Computing?

Traduzindo literalmente para o português, Cloud Computing significa Computação em Nuvem. E isto se refere à utilização de computadores e servidores compartilhados que têm interligação pela internet.

Uma vantagem deste tipo de rede de comunicação é que o armazenamento e acesso aos dados podem ser feitos em qualquer parte do mundo em que você esteja e a qualquer hora, sem a necessidade de efetuar algum tipo de instalação de softwares adicionais ou de ter um disco físico para armazenagem de dados.

Tudo é feito a partir de um dispositivo – computador, tablet ou smartphones, por exemplo – que tenha acesso à internet. O nome ‘nuvem’ vem justamente deste ambiente ‘não físico’ em que os dados podem ser acessados.

Diferenças entre Discos Virtuais e Servidores de Backup em Nuvem

As principais diferenças entre essas duas modalidades de armazenamento em nuvem, se devem principalmente pelas características de serviços prestados, como iremos ver a seguir:

1# Discos Virtuais

Hoje em dia temos vários serviços de discos virtuais para armazenamento de arquivos disponíveis na internet, entre os mais utilizados estão: Google Drive, One Drive e Drop Box.

Estes serviços são facilmente encontrados gratuitamente, porém todos eles têm limitação na capacidade de armazenamento de arquivos. Sendo ideal apenas para as pessoas que desejam fazer backups de arquivos leves para ter acesso rápido de qualquer lugar.

2# Servidores de Backup em nuvem

Os servidores de backup em nuvem são a escolha mais segura para quem deseja efetuar a cópia de segurança de seus arquivos, podendo acessá-los de qualquer lugar.

Por serem dedicados exclusivamente para armazenamento e backup, este serviço se torna a opção mais viável.

Tendo sua capacidade de armazenamento e tráfego muito superiores do que dos simples discos virtuais, os servidores de backup em nuvem também oferecem mais segurança dos arquivos e banco de dados.  O monitoramento e backup em tempo real e possibilidade de sincronização de diretórios se tornam uma grande vantagem deste tipo de serviço. Nosso serviço de backup é compatível com mais de 100 Plataformas diferentes de software, como por exemplo, Microsoft SQL Server, MySQL, Vmware, Hyper-v, etc…

Conclusão

Cabe você analisar qual é a sua necessidade em efetuar o backup dos seus arquivos e descobrir quais serviços são os mais indicados à você. Porém, a Attivibackup já pensou nisso tudo e oferece planos excelentes para você testar e ver que realmente vale a pena. Em todos os planos, fornecemos 30 dias grátis para a avaliação do serviço escolhido.

Confira aqui nossos planos e escolha o melhor para você!